ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
Assessoria, Formação e SupervisãoESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
CAMINHOS POSSIVEIS
O Núcleo Perspectivas desenvolve processos de assessoria, formação e supervisão para pessoas e organizações do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema Único da Assistência Social.
As intervenções são construídas a partir da singularidade de cada contexto. Os processos são vivos e buscam a coerência entre discurso e prática, considerando a formação técnica, as experiências, as condições afetivas-emocionais e as concepções e diretrizes da politica.
SUPERVISÃO
Processo Contínuo
Caracteriza-se por encontros coletivos e democráticos de reflexão com os trabalhadores de um determinado serviço, ou com os trabalhadores de diferentes serviços em um mesmo território. Trata-se de um processo contínuo que costuma ocorrer numa frequência semanal, quinzenal ou mensal.
Nesses encontros as reflexões se desenvolvem a partir dos temas trazidos pelo grupo, como os casos atendidos, situações e angústias mobilizadas pelo cotidiano, procedimentos de trabalho, dinâmicas de funcionamento da equipe, relação com os parceiros e a rede de serviços, dentre outros.
O processo de supervisão tende a contribuir para a compreensão dos casos, o estabelecimento do papel de cada trabalhador, a melhora nos procedimentos de trabalho e a constituição de uma equipe de profissionais, bem como uma rede de serviços forte e afinada entre si.
FORMAÇÃO
Encontros pontuais e temáticos
Pode envolver profissionais do mesmo serviço e de diferentes instituições. Alguns temas que vem sendo discutidos nas formações: concepção de infância e adolescência, trabalho com famílias, marcos regulatórios da área, projetos pedagógicos, sexualidade, redução de danos, e etc.
Encontros temáticos em que, através de processos de aprendizagem significativa, buscamos compartilhar e construir conceitos e metodologias na relação entre o tema pré-estabelecido e os desafios do cotidiano na atuação do profissional em seu Serviço.
ASSESSORIA
Facilitando processos específicos
Tem como proposta facilitar processos de diagnóstico, planejamento, elaboração e avaliação de planos e projetos relacionados à área da infância e juventude, tais como Projeto Politico Pedagógico, Programa de Apadrinhamento Afetivo, Projeto de Acompanhamento Terapêutico em Serviços de Acolhimento, Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária, Plano de Reordenamento de Rede e de Serviços de Acolhimento, dentre outros.